A pastoral em chave Cristológica antropológica

Evangelizar a partir dos cinco sentidos

Autores

  • Rogério Luiz Zanini Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i123.120

Palavras-chave:

Pastoral, Chave Cristológico-antropológica, Evangelizar

Resumo

A missão da Igreja é evangelizar; fazer acontecer vida em abundância para todos/as (Jo 10,10). Hoje com as mudanças rápidas e profundas em todos os níveis da sociedade a fé consequentemente sofre abalos e precisa se solidificar dentro deste ‘mar’ revolto. O desafio que urge é, nas palavras de Francisco: “responder adequadamente à sede de Deus de muitas pessoas, para que não tenham de ir apagá-la com propostas alienantes ou com um Jesus Cristo sem carne e sem compromisso com o outro” (EG 89). No ápice da Revelação, Deus mesmo se fez humano e inaugurou na humanidade o seu mais eloquente discurso: Ele mesmo. Nesse discurso, revelou-se a origem e o fim do ser humano, criado à imagem de Deus que se fez visível em Jesus Cristo (cf. Jo 1,14). Para a fé cristã, portanto, é o verbo encarnado que antecede e dá as bases para compreender o ser humano verdadeiro. Por isso falamos de um caminho cristológico-antropológico com objetivo de apresentar uma chave pastoral que integre todos os sentidos humanos. O pensamento ocidental muito marcado pelo racionalismo criou lacunas na maneira de compreender o ser humano, enfatizando, sobretudo o aspecto da razão (penso, logo existo) em prejuízo à integralidade do corpo (sinto, logo existo). Este é o plano de fundo da reflexão que contempla os seguintes aspectos. Primeiro, verifica-se como a compreensão de uma racionalidade desvinculada da integralidade humana, conduziu a um estreitamento, e como consequência uma evangelização pífia sem incidência sobre os sentidos humanos. No segundo, retomamos o frescor proveniente das fontes dos evangelhos, contemplando a prática de Jesus como paradigma da plenitude humana, por considerar todos os seus cinco sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato). No terceiro e último, em perspectivas conclusivas, algumas contribuições para uma ação evangelizadora que contemple e valorize os diferentes sentidos da existência humana, uma vez que todos são habitados pela presença do Espírito Santo, como declara o Apóstolo São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Luiz Zanini, Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa

    Mestre em Teologia Dogmática. Doutorando em Teologia pela PUC/RS e bolsista da CAPES. Presbítero da Diocese de Chapecó, Docente na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades.

Referências

AMADO, Joel Portella. Igreja e grandes cidades: Estado atual da questão. In: BRUSTOLIN Leomar A. e FONTANA Leandro L. (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 5 ed. São Paulo: Paulus, 2008.

BINGEMER, Maria C. L.. Gosto, Sabor e Paladar. Disponível em: http://agape.usuarios.rdc.puc-rio.br/amai/gostosabor.pdf.

BRAVO PÉREZ, Benjamín. A cultura, porta de entrada à cidade. In: BRUSTOLIN Leomar A. e FONTANA Leandro L. (org). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.

CASTILLO, José Maria. O humanismo de Francisco revela a essência do ser cristão. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao522.pdf

FONTANA, Leandro L. B. Apresentação. In: Leomar A. BRUSTOLIN e Leandro L. FONTANA (org.). Cultura urbana: porta para o evangelho: a conversão pastoral como chave para a evangelização nas cidades. São Paulo: Paulus, 2018.

FRANCISCO PAPA. Carta Encíclica Lumen Fidei. Brasília: Ed. CNBB, 2013 («Documentos Pontifícios», 16).

FRANCISCO PAPA. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate. Brasília: Ed. CNBB, 2018 («Documentos Pontifícios», 33).

FREIRE Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. A função da arte/2. Disponível em: http://delubio.com.br/biblioteca/wp-content/uploads/2014/03/O-Livrodos-Abrac_os-Eduardo-Galeano.pdf.

JOHNSON, Mark J. El cuerpo en el mente. Madrid: Debate, 1991.

MESTERS, Carlos. Com Jesus na contramão. São Paulo: Paulinas, 1995.

PAULO VI, PAPA. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/edh_enciclica_evangelii_nuntiandi.pdf

TUTAS, Maria Rodica. A arte da vida espiritual. Brasília: Teixeira Gráfica e Editora, 2015.

Downloads

Publicado

25-03-2023

Como Citar

A pastoral em chave Cristológica antropológica: Evangelizar a partir dos cinco sentidos. (2023). Revista Teopráxis, 35(123), 73-102. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i123.120

Artigos Semelhantes

31-40 de 135

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.