Fragmentos para uma teologia da missão
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i125.150Palavras-chave:
Natureza missionária, Universalidade contextual, Unidade plural, gratuidade, EsperançaResumo
Na "Teologia da Missão" está imbutida a busca do sentido e da racionalidade da missão hoje. Mesmo se a maior parte da humanidade se salva sem "nossa" missão, ela faz sentido porque ela faz parte da identidade dos discípulos e discípulas de Jesus ("natureza missionária"). O compromisso com a esperança da ressurreição, que nela está sendo refletido e vivido, está vinculado com a esperança dos pobres e a relevância para os outros. "Teologia da Missão" e presença missionária nas periferias do mundo, em face do sofrimento desnecessário, da existência do mal e da ameaça da vida, são teodicéia, defesa da existência de Deus como última instância de justiça num mundo marcado por injustiças estruturais. Integramos em nosso anúncio missionário as contingências da natureza e as ambivalências da humanidade, que dificultam, mas não impossibilitam, de falar de Deus Amor, numa Igreja que se declarou "advogada da justiça dos pobres" (DAp 395, 533). Sem o anúncio da justiça da ressurreição não haverá justiça para os que morreram injustiçados. As lutas históricas antecipam a credibilidade desse anúncio e, ao mesmo tempo, são lutas pelo reconhecimento do incógnito de Deus na vida e no rosto dos pobres e dos outros.
Downloads
Referências
AQUINO, Tomás de. Summa Theologica, II/2, q.104, art.6; II/2, q.10, art.10. Para esta questão cf. SUESS, P., Liberdade e servidão: Missionários, juristas e teólogos espanhóis do século XVI frente à causa indígena, in: IDEM, Queimada e semeadura: da conquista espiritual ao descobrimento de uma nova evangelização. Petrópolis: Vozes, 1988.
COMBLIN, José. O caminho. Ensaio sobre o seguimento de Jesus. São Paulo: Paulus, 2004.
COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. L'unité de la foi et le pluralisme théologique, l.c., Preposição IV. 1972.
IRINEU DE LIÃO. Contra as heresias. São Paulo: Paulus, 1997, V, 6,1. Culturas em diálogo. REB, 243 (setembro 2001): p.602-621.
SANTOS, Boaventura de Sousa, Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SUESS, Paulo. Eles vieram para salvar almas, in: História viva, Edição Especial temática n.2 (A Igreja Católica no Brasil). p.9-15.
SUESS, Paulo. Introdução à teologia da missão. Petrópolis: Vozes, 2007.
SUESS, Paulo. Pluralismo y misión. Por una hermenéutica de la alteridad, in: VIGIL,José María; TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo (Orgs.), Por los muchos caminos de Díos, IV, Teología liberadora intercontinental del pluralismo religioso, Quito: Asociación Ecuménica de Teólogos y Teólogas del Tercer Mundo (ASETT), 2006, p.62-76.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Suess
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.