Entre o ser, o aprender e o ensinar

o espaço do diálogo e da experiência na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52451/2p4xaf47

Palavras-chave:

Diálogo, Experiência formativa, Participação, Sala de aula, Formação humana

Resumo

Este estudo visa problematizar a sala de aula como um espaço de diálogo e elaboração da experiência formativa. O problema que orienta nosso objetivo visa a compreender em que sentido as dimensões do diálogo e da participação, enquanto princípios, podem ser repensados a partir da categoria de experiência formativa. Nossa hipótese repousa no entendimento de que somente um processo educativo capaz de mobilizar para realização de uma experiência formativa mediada pelo diálogo será capaz de comprometer os sujeitos para a construção de uma consciência crítica, autônoma e livre. Para dar conta deste objetivo nos amparamos numa metodologia qualitativa quanto à abordagem do problema, de cunho bibliográfico, e hermenêutica quanto a sua natureza. Nesta perspectiva nosso pensamento foi dirigido em três momentos. No primeiro, situamos o diálogo como princípio formativo enquanto mobilizador do sujeito ao ser mais, ancorados nas abordagens de Benincá e Freire. No segundo momento, ao investigar os conceitos de diálogo, formação e sala de aula, buscamos problematizar a dimensão da experiência formativa mobilizada pelo diálogo entre docente-discentes e entre discentes-discentes. E, por fim, sustentamos que as relações estabelecidas em sala de aula entre os sujeitos do processo formativo, devem mobilizar, mediadas pelo diálogo, a experiência formativa, aquela que orienta a descoberta da diferença, e a projetar e inaugurar outras formas de vida e de viver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regiano Bregalda, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades

    Possui graduação em filosofia (L e B) pela Universidade de Passo Fundo, graduação em teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral, mestrado e doutorado em educação pela Universidade de Passo Fundo. Realizou o doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales-Paris e no Fonds Ricoeur. É professor na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades.

  • Selina Maria Dal Moro, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades

    Mestre em Educação, professora aposentada da Universidade de Passo Fundo e professora na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades. 

Referências

ALBUQUERQUE, Targelia de Souza. Paulo freire na escola: ensinar exige diálogo. Revista Construir Notícias, [s. l.], n. 117, 2021. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/paulo-freire-na-escola-ensinar-exige-dialogo/. Acesso em: 23 set. 2024.

ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.

BENINCÁ, Elli. Educação, práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.

BENINCÁ, Elli. O senso comum pedagógico: práxis e resistência. 2002. 248 f. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006.

DALBOSCO, Claudio Almir. Padre e Educador Elli Benincá: fonte de inspiração e de compromisso. In: Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa. 3 maio 2022. Disponível em: https://itepa.com.br/2022/05/03/padre-e-educador-elli-beninca-fonte-de-inspiracao-e-de-compromisso/. Acesso em: 22 set. 2024.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.

HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona: Del Serbal, 1987.

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MÜHL, Eldon Henrique; MAINARDI, Elisa. Dialogicidade e práxis pedagógica de Benincá. In: Formação de educadores-pesquisadores: Contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: EDIUPF, 2022.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

SAUL, Ana Maria. ESCUTAR. In: STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/dialogicidade. In: STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Entre o ser, o aprender e o ensinar: o espaço do diálogo e da experiência na sala de aula. (2024). Revista Teopráxis, 41(137), 45-60. https://doi.org/10.52451/2p4xaf47

Artigos Semelhantes

41-50 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.