Práxis dialógica, pesquisa como princípio formativo e a formação das novas gerações em Benincá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52451/9c8q7v60

Palavras-chave:

Práxis dialógica, Investigação, Princípio educativo

Resumo

O presente texto tem por objetivo tematizar uma possível relação entre práxis dialógica, pesquisa como princípio formativo e formação das novas gerações. Para tal, iniciamos com uma retomada da práxis do diálogo na tradição hermenêutica filosófica e educacional, indicando as dimensões formativas nela contidas. Destaca-se, nesse passo, as contribuições de Gadamer (1999; 2002), bem como suas implicações para o campo educacional levadas adiante por autores como Hermann (2002) e Cruz (2010), dentre outros. No passo seguinte, levando-se em conta sempre o papel hermenêutico da práxis dialógica, adentramos na obra de Benincá para explorar o modo como ele toma o senso comum como base de investigação da metodologia da práxis. Esse passo nos possibilita avançar na tematização da articulação existente entre o método da práxis, a formação continuada do pesquisador e o papel formativo do grupo de pesquisa. À guisa de conclusão, mostramos a contribuição que essa abordagem traz para a formação das novas gerações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Pós-doutor (bolsista CAPES), pela Universidad Autónoma del Estado de México. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSC). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais pela PUCRS. Graduado em Filosofia − Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor titular III e pesquisador da UPF. Professor do corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação, atuando na linha de Políticas Educacionais na UPF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), na UPF. Pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio. Avaliador de cursos e instituições do INEP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UPF.

  • Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Possui graduação em filosofia (LP) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado e pós-doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. É professor no curso de filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Coordena o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e o Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF). 

Referências

BENINCÁ, Elli. A formação continuada. In: BENINCÁ, Elli; CAIMI, Flávia. Formação de professores: um diálogo entre a teoria e a prática. Passo Fundo: UPF Editora, 2002, p.99-109.

BENINCÁ, Elli. A busca de compreensão do fenômeno religioso. In: BENINCÁ, Elli. Religião, saúde e o popular. Passo Fundo: Berthier, 2010. p. 21-46.

BENINCÁ, Elli et al. Em busca de um método para a ciência pedagógica. In: MÜHL, Eldon Henrique (org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: UPF Editora, 2010a. p. 35-53.

BENINCÁ, Elli. Práxis e investigação pedagógica. In: MÜHL, Eldon Henrique; SARTORI, Jerônimo; ESQUINSANI, Valdocir A. (org.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: UPF Editora, 2011.

CENCI, Angelo V.; CASAGRANDA, Edison A. Sobre a escuta: uma dimensão implícita, mas fundamental da pedagogia de Elli Benincá. In: DAL MORO, Selina M. RODIGHERO, Ivanir A. (Orgs.). Itepa Faculdades: 40 anos refletindo sobre evangELLIzação. Passo Fundo: EDIUPF, 2022. p. 272-293.

CRUZ, Raimundo José Barros. Compreensão e diálogo: contribuições da hermenêutica gadameriana à educação. Passo Fundo: Editora UPF, 2010.

FÁVERO, Alcemira Maria. O diálogo como encontro hermenêutico. In: FÁVERO, A. Mª. et al. Diálogo e investigação: Perspectiva de uma educação para o pensar. Passo Fundo: Méritos, 2007. p.19-42.

FÁVERO, Altair Alberto. A práxis benincaniana na formação continuada de professores. In: MÜHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (orgs.). Formação de educadores- pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Editora UPF, 2022. p. 270-288.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 10ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

RICOUER, Paul. Interpretação e ideologias. Trad. Hilton Japiassú. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

SARTORI, Jerônimo; ESQUINSANI, Valdocir (org.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: EdiUPF, 2011. p. 46-67.

SOUZA, Ricardo T. Origens das filosofias do diálogo: aproximações. Veritas, Porto Alegre, v .48, n. 2, p. 205-209 jun. 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/veritas/article/view/34793 Acesso em: 30.08.2024.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Práxis dialógica, pesquisa como princípio formativo e a formação das novas gerações em Benincá. (2024). Revista Teopráxis, 41(137), 31-44. https://doi.org/10.52451/9c8q7v60

Artigos Semelhantes

41-50 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.