Desde o pó
A paróquia na periferia
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i128.33Palavras-chave:
Comunidade, Periferia, Encontro, Paróquia, Isolamento socialResumo
A paróquia é uma tipologia eclesial que assegura visibilidade sócio-histórica à ação pastoral e evangelizadora da Igreja Católica. Ela irrompe nas formações comunitárias dos espaços urbanos marcadas pela polarização centro e periferia e vem se complexificando com os fenômenos urbanos contemporâneos e o dinamismo das mudanças de sociedades e culturas. A dinâmica do encontro é da essência da paróquia e a sua característica de periferia traz questões bem desafiadoras para o Ser Igreja no mundo de hoje.
Downloads
Referências
BENTO XVI. Caritas in Veritate: sobre o desenvolvimento humano integral
na caridade e na verdade. São Paulo: Paulus, 2009.
Bíblia Sagrada. Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Ed. CNBB, 2019.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2019.
RADCLIFFE, Timothy. Por que ser cristão? São Paulo: Paulinas, 2011.
SATHLER-ROSA, Ronaldo. Cuidado Pastoral em tempos de insegurança: uma hermenêutica teológico-pastoral. São Paulo: Aste, 2004.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: UFMG, 2020.
SUNG, Jung MO. Tarefas inacabadas das gerações, o Reino de Deus e o Novo Império. In. HOORNAERT, Eduardo (Org). Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de José Comblin. São Paulo: Paulus, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.