Ciência, prática de Jesus e formação humana

Autores

  • Rodinei Balbinot Rede Santa Paulina - Educação

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.37

Palavras-chave:

Formação, Inteligência, Educação, Jesus, Ciência

Resumo

O presente artigo pretende tratar da formação humana considerando, de um lado, sumariamente, algumas das conquistas mais recentes da ciência a respeito da inteligência e, de outro, alguns referenciais da prática de Jesus que demonstram suas habilidades formativas no uso integrado da inteligência. As pesquisas recentes da neurociência mostram que nosso cérebro sempre atua como um todo e recruta dinamicamente os neurônios, em todas as parte s do cérebro, para cada ação que realizamos. Aquilo que, ao longo do século passado, foi se chamando de inteligências, em termos pedagógico-formativos, precisamos tratar como dimensões de uma mesma inteligência humana. Daí a importância de considerarmos, nos processos formativos, todas as dimensões, caso desejarmos falar em formação ou educação integral. Para tratar da temática, após uma breve introdução, anunciaremos a dimensão da inteligência de acordo com a pesquisa científica para, em seguida, averiguarmos como Jesus lidava com os processos formativos na vida cotidiana para desenvolver cada dimensão, relacionada com as outras. Nas considerações finais, apenas nos caberá reconhecer que ainda vivemos rodeados por mistérios com os quais flertamos para avançar ainda mais na aventura do conhecimento

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodinei Balbinot, Rede Santa Paulina - Educação

    Possui mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005), Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2010), aperfeiçoamento em educação pela Universidade de Passo Fundo (2003), graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1995) e graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1999). Foi diretor e gestor do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo de maio de 2005 a março de 2008, onde coordenou o processo de Credenciamento da IES junto ao MEC, bem como o processo de autorização do Curso de Teologia Pastoral. Nesta instituição também coordenou a pós-graduação em Metodologia do Ensino Religioso e a pós-graduação em Metodologia Pastoral. É colunista da Revista Paróquias e Casas Religiosas e do Jornal Diocesano de Chapecó. É diretor geral da Rede Santa Paulina - Educação. Fundador da Empresa Sapiência Desenvolvimento profissional e gerencial, que atua exclusivamente no segmento educacional.

Referências

BALBINOT, Rodinei. Aprender a ser. Cuidado com a vida e sentido do ser. São Paulo: Paulinas, 2015.

BALBINOT, Rodinei. Educação e Gestão em Transcendência. São Paulo: FTD, 2018.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2ed. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Social. A ciência revolucionária das relações humanas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

LIVERMORE, David. Inteligência Cultural. Trabalhando em um mundo sem fronteiras. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo. São Paulo: Planeta, 2020.THOMAS, David C. e INKSON, Kerr. Inteligência cultural. Instrumentos para negócios globais. Rio de Janeiro: Record, 2006.

ZOHAR, Danah e MARSHALL, Ian. Inteligência espiritual. QS: Aprenda a desenvolver a inteligência que faz a diferença. Rio de Janeiro: Viva Livros: 2012.

Downloads

Publicado

23-06-2021

Como Citar

Ciência, prática de Jesus e formação humana. (2021). Revista Teopráxis, 38(130), 95-104. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.37

Artigos Semelhantes

51-60 de 108

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.