O (não) dito e (sim) pensado
sobre o ensino da teologia na perspectiva do leigo
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.65Palavras-chave:
Teologia, Ensino, Leigos, Hierarquia, JustiçaResumo
A intenção deste trabalho é despertar o que está na mente de muitos, mas que é pouco revelado nas palavras da maioria, sobre o ensino da teologia dentro da Igreja. Portanto, é um convite aos jovens acadêmicos e mesmo aos teólogos experientes de questionar o formato atual do ensino teológico, procurando criar possibilidades reais para que qualquer pessoa leiga que se sinta chamada a servir à igreja desta forma, e que seja feito de fato. Há muitos que gostariam de estudar teologia, mas não podem por causa das exigências do mundo do leigo. Isto limita a teologia aos padres e religiosos que muitas vezes têm os meios econômicos e um estilo de vida que lhes permite fazer isso. Na história da Igreja, quase sempre foram pessoas consagradas que colaboraram com a doutrina cristã, espiritualidade, ética; mas no mundo de hoje - com falta de vocações sacerdotais e muitas deserções, crise na vida religiosa, sinodalidade - é necessário oferecer aos leigos homens e mulheres melhores oportunidades para estudar teologia ao nível professional. Se falarmos de injustiça, precisamos começar com o ensino da própria teologia.
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