AS DIRETRIZES GERAIS E A AÇÃO SÓCIOTRANSFORMADORA DA IGREJA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v36i127.93Palavras-chave:
Diretrizes, evangelização, ação social transformadora, cultura urbanaResumo
As Diretrizes Gerais da Ação evangelizadora da Igreja no Brasil propostas para os próximos anos compreendem como transversalidade a ação transformadora protagonizada pelas comunidades missionárias. São desafiadas a convidar as pessoas da cidade a encontrarem-se com o Jesus misericordioso. Por isso são também motivadas a serem comunidades em saída, para oferecer a vida plena que só Jesus oportuniza. Um dos tantos caminhos que se abre é a prática da caridade segundo o princípio de que rezar e servir, amar e contemplar são realidades indispensáveis para o discípulo e discípula de Jesus Cristo. Pela ação transformadora de um contexto que ameaça a vida humana a evangelização ganha corpo e faz de cada comunidade a casa onde se exercita a caridade e a solidariedade.
Downloads
Referências
BIBLIA SAGRADA. Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.
CELAM. Documento de Puebla. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da IIIª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. São Paulo: Paulinas, 1979.
CELAM. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013 (Documentos Pontifícios, 17).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nelito Nonato Dorneles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.