SÍNODO PARA A AMAZÔNIA
Desafios e perspectivas para a construção de novos Caminhos
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v36i127.94Palavras-chave:
Sínodo, Amazônia, Igreja, EscutaResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre Sínodo para a Amazônia, seus desafios e perspectivas. O Sínodo se insere num contexto no qual a Igreja tem dedicado atenção especial para as questões socioambientais, com orientações especificas que têm direcionado as ações de evangelização e os trabalhos pastorais na Amazônia e em outras regiões. O discurso católico de valorização e reconhecimento das causas socioambientais encontra raízes na história da própria Igreja que, ao longo dos anos, se mostrou próxima das causas sociais, pastorais e ambientais. O caminho sinodal, trilhado em conjunto com os povos amazônicos, permitiu que a Igreja escutasse diferentes vozes, sujeitos, realidades e contextos, em toda a Pan-Amazônia e em outras partes do mundo. Escutar foi o primeiro passo para a construção dos novos caminhos, que resultou em um robusto material que deverá ser estudado nos próximos anos. Após escutar, discernir e dialogar, a Igreja inicia uma nova etapa conhecida como “pós-Sínodo”. As orientações para a continuidade desta caminhada indicam que a Igreja buscará consolidar a sinodalidade em suas ações, revisando sua atuação, dialogando com os povos locais e cuidando da casa comum. Uma conversão ecológica integral, com enfoque em quatro dimensões: pastoral, cultural, ecológica e sinodal.
Downloads
Referências
CELAM. Documento Conclusivo de la V Conferencia General Del Episcopado Latinoamericano y del Caribe. São Paulo: Paulinas, 2007.
COMISSÃO EPISCOPAL PARA A AMAZÔNIA / REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA – REPAM/BRASIL. Documento preparatório para o Sínodo Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Brasília: Edições CNBB, 2018.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
FRANCISCO. Constituição apostólica Episcopalis Comunnio: sobre o Sínodo dos Bispos. Roma, 15 de setembro de 2018.
IBGE. Censo Demográfico 2010. https://censo2010.ibge.gov.br
INSTRUMENTUM LABORIS. Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Documentos da Igreja 55. Brasília: Edições CNBB, 2019.
JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia. Roma, 17 de abril de 2003.
SANTA SÉ. Documento Final do Sínodo dos Bispos Especial para a Amazônia. Bollettino Sala Stampa Della Santa Sede N. 0821. Roma, 26 de outubro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Fadul Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.