Ciência, espiritualidade e saúde.
Um diálogo necessário no ensino e Prática médica
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v29i121.160Palavras-chave:
Ciência, Espiritualidade, Saúde, Medicina, Formação humanizadoraResumo
O artigo tem como objetivo principal salientar a importância da inclusão da disciplina “Ciência, espiritualidade e saúde” tanto no ensino quanto na prática em medicina. Dividido em três partes, em um primeiro momento, busca-se enfatizar que a dimensão espiritual do ser humano não pode ser negligenciada. Tomando por referência a abordagem de alguns filósofos contemporâneos, apresentam-se breves caracterizações da noção de espiritualidade. A partir de dados concretos, na sequência, abordam-se as causas da inserção da espiritualidade no ensino da medicina. As partes finais do texto, mesmo que de forma sumarizada, buscam tratar de alguns embates próprios da sociedade contemporânea, a saber, entre doença e objeto, paciente e pessoa, dinheiro e cuidado. A título de conclusão, apresenta-se um pequeno relato de experiência docente e são elencados alguns desafios para uma formação espiritual, que, por sua vez, auxilie em um processo formativo humanizador.
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