Ciência, espiritualidade e saúde.

Um diálogo necessário no ensino e Prática médica

Autores/as

  • Édison Martinho da Silva Difante Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v29i121.160

Palabras clave:

Ciência, Espiritualidade, Saúde, Medicina, Formação humanizadora

Resumen

O artigo tem como objetivo principal salientar a importância da inclusão da disciplina “Ciência, espiritualidade e saúde” tanto no ensino quanto na prática em medicina. Dividido em três partes, em um primeiro momento, busca-se enfatizar que a dimensão espiritual do ser humano não pode ser negligenciada. Tomando por referência a abordagem de alguns filósofos contemporâneos, apresentam-se breves caracterizações da noção de espiritualidade. A partir de dados concretos, na sequência, abordam-se as causas da inserção da espiritualidade no ensino da medicina. As partes finais do texto, mesmo que de forma sumarizada, buscam tratar de alguns embates próprios da sociedade contemporânea, a saber, entre doença e objeto, paciente e pessoa,  dinheiro e cuidado. A título de conclusão, apresenta-se um pequeno relato de experiência docente e são elencados alguns desafios para uma formação espiritual, que, por sua vez, auxilie em um processo formativo humanizador.

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Biografía del autor/a

  • Édison Martinho da Silva Difante, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Professor na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Doutor em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

05-04-2024

Cómo citar

Ciência, espiritualidade e saúde.: Um diálogo necessário no ensino e Prática médica. (2024). Revista Teopráxis, 34(121), 49-64. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v29i121.160

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