A importância das Diretrizes Gerais para a elaboração de planos de pastoral
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i123.119Keywords:
: Pastoral, Diretrizes, EvangelizaçãoAbstract
A CNBB, desde as suas origens, procura realizar um trabalho de pastoral de conjunto que responda às necessidades da evangelização no Brasil e aos apelos da nossa realidade. A principal ferramenta elaborada pela CNBB para esse trabalho são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que deve ser a pedra de toque no processo de planejamento de todas as Igrejas Particulares no Brasil, assim como das pastorais. Por isso, as Diretrizes Gerais devem ser o elemento fundamental do Referencial Teórico em todos os trabalhos de planejamento pastoral.
Downloads
References
BEOZZO, José Oscar. A Igreja do Brasil - de João XXIII a João Paulo II – de Medellín a Santo Domingo. 2ª Ed., Petrópolis: Vozes, 1996.
CELAM. Texto Conclusivo da VConferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Brasília: Ed. CNBB, 2006.
CNBB. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2003-2006. São Paulo: Paulinas, 2003 («Documentos da CNBB», 71).
CNBB. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. Brasília: Ed. CNBB, 2015 («Documentos da CNBB», 102).
INSTITUTO NACIONAL DE PASTORAL (org.). Presença Pública da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 José Adalberto Vanzella
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.