Os desafios atuais para o protagonismo dos leigos e leigas na igreja e no mundo
Keywords:
Laicato, Gaudium et Spes, Nova EvangelizaçãoAbstract
Com a eleição do Papa Francisco em 2013 a teologia do laicato ganhou não uma nova leitura, mas uma refontização da missão dos leigos e leigas a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes (GS). Pode-se dizer, que o Papa Francisco retomou os fios da Constituição Gaudium et Spes em sua exortação Evangelii Gaudium (EG) (2013). Tanto o Papa João XXIII quanto o atual papa, seguindo o caminho do Concílio Vaticano II, creem na possibilidade de haver “conversão eclesial” e na necessidade de uma “reforma perene” da Igreja (EG 26). Nesse sentido, elencam-se algumas propostas a serem aplicadas ao processo que a Igreja desenvolve através da nova evangelização, voltada aos nossos contemporâneos.
Downloads
References
ALMEIDA, Antônio José de. Leigos em quê? Uma abordagem histórica, São Paulo: Paulinas, 2006.
CELAM, Documento de Aparecida: texto conclusivo da VConferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Brasília, Ed. CNBB, 2007.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. Constituição Apostólica Lumen Gentium, Petrópolis: Vozes, 1971, 5ª ed.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. Constituição Apostólica Apostolicam Actuositatem, Petrópolis: Vozes, 1971, 5ª ed.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. Constituição Apostólica Gaudium et Spes, Petrópolis: Vozes, 1971, 5ª ed.
FAGGIOLI, Massimo. “Gaudium et Spes” 50 anos depois: seu sentido para uma Igreja aprendente, São Leopoldo: Unisino, Cadernos de Teologia Pública, ano XII, vol. 12, nº 95, 2014.
PALACIO, Carlos. O Legado da “Gaudium et Spes”, riscos e exigências de uma nova condição cristã. In: Revista Perspectiva Teológica. Belo Horizonte: FAJE, vol. 27, nº 73, 1995.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Sérgio Ricardo Coutinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.