O querigma cristão
Keywords:
Querigma, Iniciação À Vida Cristã, CatecumenatoAbstract
O Querigma é o anúncio central da fé cristã: o mistério pascal de Jesus Cristo e a salvação oferecida à humanidade por Deus. Este anúncio, o primeiro em ordem e valor, deve ecoar sempre na boca de cada discípulo-missionário. Em tempos de fluidez, de modernidade líquida, será necessário descobrir metodologias que alcancem os interlocutores atuais e façam o anúncio pascal chegar a seus corações. O Concílio Vaticano II, no retorno às fontes, redescobriu o catecumenato primitivo e o propôs como caminho para a formação dos novos cristãos. O primeiro passo desse processo é o anúncio de Jesus Cristo, o Querigma, entendido como um pré-catecumenato, primeiro tempo da Iniciação à Vida Cristã, conforme o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. Esta pesquisa visa a clarificar os conteúdos do Querigma, bem como a maneira de anunciá-lo hoje.
Downloads
References
ALBERICH, Emilio. Catequese evangelizadora: manual de catequética fundamental. Tradução e adaptação de Luiz Alves de Lima. São Paulo: Salesiana, 2004.
BIFET, Juan E. Kerigma. Disponível em: <https://compartirencristo.wordpress.com/mision/vocabulario-mision/>. Acesso em: 29 maio 2015. Não paginado.
BÖSEN, Willibald. Ressuscitado segundo as escrituras: o fundamento bíblico da fé pascal. Tradução de Renatus Porath. São Paulo: Paulinas, 2015. (Bíblia e história. Série maior).
CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do episcopado latino-americano e do Caribe. 3. ed. Brasília: CNBB; São Paulo: Paulinas, Paulus, 2007.
CÉSAR, Danilo. Homilia: anúncio querigmático em vista da fé. Revista de liturgia, São Paulo, ano 43, n. 256, p. 24-26, 2016.
CINTRA, I. O Querigma precede a catequese. Disponível em: <http://catequeseebiblia.blogspot.com.br/2012/05/o-Querigma-precedecatequese.html>. Acesso em: 11 maio 2015. Não paginado.
CNBB. Anúncio querigmático e evangelização fundamental. Brasília: EdiçõesCNBB, 2009. (Subsídios doutrinais, 4).
CNBB. Comunidade de comunidades: uma nova paróquia: a conversão pastoral da paróquia. Brasília: Edições CNBB, 2014. (Documentos, 100).
CNBB. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
CRISTÓVÃO; JEANNE, M.; ROSÁRIO, M. (ISPAC). Novos rumos da catequese. São Paulo: Paulinas, 1966. (Horizontes da Catequese, 2).
ETCHEGARAY, Roger. Vou andando como um jumento. Tradução de Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1986.
FRANCISCO. Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da misericórdia Misericordiae Vultus. São Paulo: Loyola, 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2013. Disponível em: <http://m2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/Papafrancesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html>. Acesso em: 18 maio 2015. Não paginado.
FRANCISCO. Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família. Brasília: CNBB, 2016. (Documentos Pontifícios, 24).
GESCHÉ, Adolphe. O sentido. Tradução de Carlos Felício da Silveira. São Paulo: Paulinas, 2005. (Deus para pensar, 7).
HALÍK, Tomás. A noite do confessor: a fé cristã num mundo de incerteza. Tradução de Maria do Rosário Pernas. Petrópolis: Vozes, 2016.
LELO, Antônio F. Introdução. In: GEVAERT, Joseph. O primeiro anúncio: finalidade, destinatários, conteúdos, modalidade de presença. Tradução de Paulo Valério. São Paulo: Paulinas, 2009. (Pedagogia da fé).
LIMA, Luiz A. O que é Querigma? Revista de Catequese, São Paulo, n. 109, p. 6-20, 2005.
NENTWIG, Roberto. Iniciação à comunidade cristã: a relação entre a comunidade evangelizadora e o catecumenato de adultos. São Paulo: Paulinas, 2013. (Coleção catequética).
NÚCLEO DE CATEQUESE PAULINAS. Querigma: a força do anúncio. São Paulo: Paulinas, 2014. p. 30. (Coleção Pastoral litúrgica).
SUENENS, L. J. O Espírito Santo, nossa esperança. 2. ed. Tradução de Luiz João Gaio. São Paulo: Paulinas, 1975.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luiz Alvesde Lima, Paulo Stippe Schmitt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.