As orações do Missal Romano em tempos de calamidades
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.11Palabras clave:
Novo Missal Romano, Liturgia, Missa em tempos de pandemia, OraçãoResumen
Caros leitores. Foi-nos solicitado um artigo, dentro do contexto da pandemia da covid-19, sobre o sentido das orações do Missal Romano, ligadas às calamidades, e se elas continuarão no novo missal (3ª edição pósconciliar), que todos aguardamos. Tentando contribuir para esta reflexão, inicialmente pretendemos analisar alguns desafios que o tempo da pandemia nos coloca e que esperam por respostas criativas e sábias em vista da vivência de nossa fé e sua expressão na liturgia oficial e em outras formas de encontro com o Senhor e os irmãos, sobretudo em tempos de exceção. A seguir, dedicaremos atenção aos textos propostos pela Igreja em tempo de guerra ou calamidade, sem deixar de analisar o novo texto emitido, recentemente, pela Santa Sé: Missa em Tempo de Pandemia. Também apresentaremos algumas linhas sobre a preparação do Novo Missal Romano e, finalmente, partilhamos uma oração pessoal que foi composta durante a pandemia.
Descargas
Referencias
BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. Brasília: Ed. CNBB, 2018.
DOCUMENTOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. São Paulo: Paulus, 2014, 7ªed. In: Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, p.33-79.
FRANCISCO, Papa. Carta Apostólica Magnum Principium. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2007.
MISSAL ROMANO. São Paulo: Paulinas, 1992, 2ªed.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 TEOPRAXIS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.