Planejamento da ação evangelizadora em perspectiva metodológica

Mobilizando os agentes e organizando as ações pedagógico-pastorais

Autores/as

  • Elizeu de Lisbôa Moreira Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa
  • Giovani Momo Diocese de Erexim - RS
  • Neri José Mezadri Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i123.121

Palabras clave:

Planejamento, Eficiência, Metodologia Participativa, Espiritualidade e formação

Resumen

Planejar é ordenar forças e recursos que se tem a disposição. É partir de um ponto e chegar a outro. O caminho a ser percorrido, especialmente, “como” percorrê-lo, explicita a orientação metodológica do planejamento. A organização das forças implica avaliar as próprias e conjugá-las com as outras disponíveis. O espírito do planejamento abarca uma cumplicidade formativa, em sentido integral. A instrução caminha noutra direção e implica outra relação. A decisão pessoal livre e a vigilância coletiva são condições fundamentais para esta formação alargada. O planejamento pastoral participativo tem a mesma raiz, enquanto desencadeador de processos formativos mobilizadores de agentes e organizador de metas e estratégias que visam a eficiência da ação.

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Biografía del autor/a

  • Elizeu de Lisbôa Moreira, Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa

    Acadêmico do 8º semestre do Bacharelado em Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades.

  • Giovani Momo, Diocese de Erexim - RS

    Teólogo pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades. Presbítero da Diocese de Erexim.

  • Neri José Mezadri, Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa

    Mestre em Educação, UPF; Especialista em Direitos Humanos, Ifibe; Especialista em Supervisão Educacional e Orientação Educacional, UPF; Especialista em Ciências Sociais, UPF, Passo Fundo; Licenciado em Filosofia, UPF, Passo Fundo, RS; Graduado em Teologia, Itepa Faculdades, Passo Fundo, RS.

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Publicado

25-03-2023

Cómo citar

Planejamento da ação evangelizadora em perspectiva metodológica: Mobilizando os agentes e organizando as ações pedagógico-pastorais. (2023). Revista Teopráxis, 35(123), 103-146. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i123.121

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