Educar para a partilha e para a solidariedade

desafios atuais

Autores/as

  • Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i134.143

Palabras clave:

Educação, Partilha, Solidariedade, Igreja, Sociedade

Resumen

Educar para a partilha e para a solidariedade exige repensar conteúdos e metodologia, tanto na área social quanto religiosa. O artigo se propõe a refletir sobre os desafios atuais de como fazer educação na perspectiva libertadora, na contramão da educação tradicional. Propõe também uma reflexão em torno do objeto partindo de uma posição sociopolítica definida em favor da vida, da liberdade e da autonomia dos sujeitos envolvidos nos processos educativos, formais e/ou informais.

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Biografía del autor/a

  • Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)

    Mestra e doutora em Educação pela PUC-SP. Supervisora Escolar aposentada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (até 2012). Diretora Regional de Educação / DRE São Mateus (2013-2014) e Chefe da ATP/SME (2015-2016). Atua como Coordenadora Pedagógica no Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP desde 2017. Docente universitária (2004 a 2016). Autora de livros e artigos na área de Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Avaliação e Educação Popular. 

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Publicado

27-10-2023

Cómo citar

Educar para a partilha e para a solidariedade: desafios atuais. (2023). Revista Teopráxis, 40(134). https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i134.143

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