O caráter pastoral da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico
uma leitura conjunta com Amoris Laetitia
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i135.183Palabras clave:
Família, Fragilidade, Misericórdia, Nulidade matrimonial, ReformaResumen
O propósito deste artigo é evidenciar a preocupação e a sensibilidade pastoral do Papa Francisco diante das dificuldades de muitos fiéis viverem o ideal matrimonial do Evangelho e como seu olhar misericordioso para os que vivem em situações chamadas “irregulares” o levou a decretar e estabelecer uma reforma do processo de nulidade matrimonial, para torná-lo mais simples e acessível. A análise dos critérios, que nortearam os trabalhos da reforma, mostrou que todos vêm ao encontro dessa preocupação pastoral. Foi feita uma leitura conjunta da Amoris Laetitia e do MIDI, porque os dois documentos, ocupados com o tema da família e suas dificuldades, tiveram em sua origem a mesma preocupação pastoral e se complementam.
Descargas
Referencias
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Edição bilíngue comentada, 12.ed. revista e ampliada com a Legislação Complementar da CNBB. São Paulo: Loyola, 1983.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: A Alegria do Evangelho. Ao Episcopado, ao Clero, às pessoas Consagradas e aos fiéis Leigos, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico. Cidade do Vaticano: Vatican News, 2015a.
FRANCISCO. Cartas apostólicas em forma de Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico e no Código dos Cânones das Igrejas Orientais. Documentos Pontifícios 23. Brasília: Ed. CNBB, 2015b.
FRANCISCO. Misericordiae Vultus: o rosto da misericórdia. Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. São Paulo: Paulinas, 2015c.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia: Sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016.
GIRONA, Martin Segú. A pastoralidadade no e do Direito Canônico. Revista de Cultura Teológica, v.16, n.65, p.125-147, Out/Dez 2008. DOI: https://doi.org/10.19176/rct.v0i65.15507
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Familiaris Consortio ao Episcopado, ao Clero e aos Fiéis de toda a Igreja Católica Sobre A Função da Família Cristã no Mundo de Hoje. Roma: Vatican News, 22 de novembro de 1981.
RIBEIRO, Valdinei de Jesus. A Reforma do Processo de Nulidade Matrimonial: Um exame do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus. Brasília: Ed. CNBB, 2016.
SANTA SÉ. Catecismo da Igreja Católica. 4.ed.; Petrópolis: Vozes, 1993.
III ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS. Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização. Relatio Synodi. Cidade do Vaticano: Vatican News, 2014.
XIV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS. A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo. Relatório final do Sínodo dos Bispos ao Santo Padre Francisco. Cidade do Vaticano: Vatican News, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Aloísio Ruedell
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.