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DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v41i136.204Palabras clave:
Individualismo., Educação., Diálogo, FraternidadeResumen
Fratelli Tutti, encíclica escrita pelo Papa Francisco, aborda temas de fraternidade e amizade social, enfatizando a necessidade de se reconhecer, valorizar e amar a todas as pessoas, independentemente de sua proximidade física ou do local onde nasceram ou vivem. O individualismo, contudo, é tratado como um dos principais desafios da sociedade contemporânea neoliberal. Ao refletir sobre essa questão e suas implicações para o bem comum, busca-se, neste artigo, situar a educação como forma de enfrentamento à indiferença egoísta. Com base em Charlot (2020), Laval e Vergne (2023) e Benincá (2010), defende-se a formação para a escuta e para o diálogo como elemento imprescindível para a promoção da cultura do encontro e do senso de irmandade.
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Referencias
BENINCÁ, Elli. A prática pedagógica em sala de aula: princípios e métodos de uma ação dialógica. In: BENINCÁ, Elli. Mühl, Eldon Henrique (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: UPF Editora, 2010.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.
FRANCISCO, Papa. Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulus, 2020.
LAVAL, Christian e VERGNE, Francis. Educação Democrática: a revolução escolar iminente. Petrópolis/RJ: Vozes, 2023. p. 158-200.
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Derechos de autor 2024 Daniela De David Araujo
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