Os cereais na Bíblia
alguns aspectos ecoteológicos
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.39Palabras clave:
Ecoteologia, Cereais, Terra, Cultivo, AgriculturaResumen
A ecoteologia envolve todos os sentidos, especialmente a audição. Aprender a escutar o “eco” da criação, a voz que ora sussurra como o vento refrescante (1Rs 19,12). Ora canta como a água que brota dos montes (Is 41,18). Ora geme como a mulher parturiente (Rm 8,22) e ora se revolta e mostra a sua face agressiva como uma terrível tempestade (Jo 6,16-21). Para fazer ecoteologia é preciso que o ser humano assuma o seu papel de cocriador da obra divina. Como disse o Papa Francisco na Laudato Sì: “[…] a interpretação correta de ser humano como senhor do universo é entendê-lo no sentido de administrador responsável” (LS, 116). Atualmente, a humanidade vem sofrendo com os efeitos de uma crise que escorre por várias dimensões: social, econômica, ambiental, política, ética, sanitária etc. Não pensemos, pois, que esta profunda crise multidimensional foi provocada unicamente pela pandemia de Coronavírus. Na verdade, a catástrofe sanitária apenas tirou a casca da ferida e expôs a podridão de um sistema econômico que é matricida, pois explora e mata a mãe terra. O mundo pós-pandemia, como muito se fala, não pode voltar às práticas doentias que desembocaram no patamar atual que a humanidade se encontra. Neste sentido, a Teologia tem um papel fundamental na contemplação e no apontamento de novos caminhos sustentáveis para a humanidade. Cada área epistêmica do universo teológico tem o seu lugar próprio de fala. A Teologia Bíblica, por exemplo, pode olhar para a Sagrada Escritura e a partir dela construir uma reflexão ecoteológica significativa. Procurando responder às demandas atuais, o presente texto quer investigar e abrir caminho para futuras sistematizações bíblico-ecoteológicas sobre como os povos israelenses antigos produziam o seu alimento e como se relacionavam com a terra.
Descargas
Referencias
BÍBLIA DE JERUSALÉM: nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2016.
BROWN, Raymond; FITZMYER, Joseph; MURPHY, Ronald. (Orgs.) Novo Comentário Bíblico de São Jerônimo. Trad. Celso E. Fernandes; Adriana Fernandes; Elizeu dos Santos. Lucia Zanetti; Jonas Machado; Paulo Arantes. São Paulo: Paulus e Academia Cristã, 2011.
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. A cultura do trigo. DE OLIVEIRA NETO, Aroldo Antonio; SANTOS, Candice Mello Romero (Orgs.) 2020. Disponível em: https://www.conab.gov.br/. Acesso em 17/09/2020.
CPRA. Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. Autarquia do governo do estado do Paraná: www.idrparana.pr.gov.br. Acesso em 17/09/2020.
DEMIREL, Serkan. Domestication of Wheat in Anatolia from the Neolithic Period to the Iron Age. In: EFE, Recep. CÜREBAL, Isa. et al. Recent researches in interdisciplinary sciences. ST. Kliment Ohridski University: Press Sofia, 2016: 130-139.
DENHAM, Tim;WHITE, Peter. The emergence of agriculture: a global view. New York: London, 2006. DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA. Autoria da Paulus Editora. Coedição: Academia Cristã, Loyola e Paulinas. São Paulo: Paulus, 2014.
DUFOR. Xavier Léon-. Leitura do evangelho segundo João II. Capítulos 5-12. Trad. Joahn Konings e Isabel Leal Fontes Ferreira. São Paulo: Loyola, 1996. 2v.
EMBRAPA. https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid57plx02wyiv80z4s47384pdxjo.html Acesso em 17/09/20. Acesso em 17/09/20.
EMBRAPA. https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1085312/os-legumesexistem. Acesso em 18/09/2020.
FONTANELI, Renato Serena; SANTOS, Henrique Pereira. Morfologia de leguminosas. In: FONTANELI, Renato Serena; SANTOS, Henrique Pereira dos; FONTANELI, Roberto Serena (Eds.). Forrageiras para integração lavoura-pecuária-floresta na região sul-brasileira. Passo Fundo, RS: Embrapa Trigo, 2009. Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/li/li01-forrageiras/pre_texto.pdf. Acesso em 16/09/2020.
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no tempo de Jesus: pesquisas de história econômico-social no período neotestamentario. Trad. Maria Cecília de M. Duprat; revisão de Honório Dalbosco. Col. Nova Coleção Bíblica. São Paulo: Paulinas, 1983.
LOBO, José H. As origens da agricultura. In: Revista de História. v.38. Jun/1966: 285-311. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/322607260_As_origens_da_Agricultura/citation/download. Acesso em 25/09/2020.
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica Laudato Sì: sobre o cuidado da casa comum. Brasília: Edições CNBB, 2015.
PEREIRA, Rita de Cassia Alves. SANTOS, Odécia Gomes dos. Plantas condimentares: cultivo e utilização. Fortaleza, CE: Embrapa Agroindústria Tropical, 2013. Disponível em: http://www.cnpat.embrapa.br. Acesso em 18/09/2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Teopráxis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.