A profecia da vida e da insurreição no vale da morte
Uma leitura da pandemia a partir de Ezequiel 37
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.46Palabras clave:
Ezequiel 37, Pandemia, ProfeciaResumen
O presente texto se constitui em uma perspectiva de reflexão que contempla profecia e pandemia no contexto atual. A pertinência da reflexão está em reinterpretar a profecia de Ezequiel 37, considerando a realidade pandêmica e o descaso com a vida humana. A dimensão dos “ossos secos” recoloca a perspectiva bíblica no chão da vida e confere à realidade de morte densidade teológica. A profecia de Ezequiel reforça que os ossos estão mais do que secos: bem ressequidos. Assim estava a vida do povo e aí a pergunta será que esses ossos poderão reviver? O objetivo é relacionar pandemia com a profecia, no sentido de retomar o fato de que viver a fé e a espiritualidade judaico-cristã significa ouvir uma Palavra em situação de exílio como aconteceu com Ezequiel e a responsabilidade do profeta é viver esta palavra e ser capaz de comunicá-la pela vida aos seus irmãos e irmãs.
Descargas
Referencias
FARHID, Daniel, (rabino). Haftarah do ShabbathHolHamoed de Pesah. Homilia publicada em uma sinagoga de Paris, divulgada na internet, 21 abril 2014.
FRANCESCO Papa. La vita dopo la pandemia. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2020.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.
HABTU, Tewolddemedhin. Ezequiel. In: ADEYEMO, Tokunboh, (editor geral). Comentário Bíblico Africano. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.
MAERTENS, Thierry e FRISQUE, J. Guia da Assembleia Cristã. Petrópolis: Vozes, 1970.
O’Murchu, Diarmuid. Orizzonti dello Spirito nel XXI secolo. In: A cura di FANTI, Claudia e VIGIL, José Maria. Il Cosmo come rivelazione: Una nuova storia sacra per l’umanità. Verona: Gabrielle Editori, 2018.
RED DEL BUEN VIVIR, (BROWN, Laura; BURGESS, Sarah y Comité Editorial). Eterno Deseo, Reflexiones para una eco-espiritualidad. Santiago de Chile: Ed. Com-spirando, 2011.
SCHOKEL, Alonso e SICRE DIAZ, J. L. Profeta II, (Grande Comentário Bíblico). São Paulo: Paulus, 2011, 3.ed.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista TEOPRAXIS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.