A espiritualidade no cristianismo

A essência do ser

Autores/as

  • Luciana Carmona Garcia Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Aline Eloisa da Silva Universidade de Franca (UNIFRAN)

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i131.59

Palabras clave:

Espiritualidade, Cristianismo, Vivência, Prática

Resumen

A Espiritualidade é inerente ao ser humano. O termo surgiu no período renascentista 3 no século XV, baseado em algumas ideias de Platão, filósofo do século IV a.C., que postulava sobre o dualismo corpo-alma, em que a alma estaria aprisionada pelo corpo. Esse pensamento evoluiu para a ideia do ser humano trinário, formado pelo Corpo, pela Mente e pelo Espírito, de forma inseparável, contidos numa única unidade, que é o corpo, criado por um Ser Divino e, portanto, ligado a Ele. Nos textos bíblicos do Novo Testamento, Paulo exorta a comunidade de Coríntios a reconhecerem que são templos do Espírito de Deus, que habitam toda criatura, A palavra espiritualidade cuja raiz etimológica vem da palavra espírito – latim “spiritus”, que significa “respiração” ou “sopro” e também “coragem” e “vigor”, consiste em uma íntima experiência do ser, uma busca por descobrir o sentido da vida e da existência. Este artigo visa contribuir com as pesquisas relacionadas à temática, trazendo apontamentos sobre a importância e os benefícios que uma vivência espiritual a partir da ótica cristã, pode proporcionar ao ser humano. A relevância dessa pesquisa se justifica devido à instabilidade da atual sociedade gerada pela crise de valores como respeito, solidariedade, a ética, a humildade, o senso de justiça. Por outro lado, a globalização, o capitalismo e o consumismo têm criado uma falsa concepção de que o homem é sujeito passível de ser medido pelo que possui de bens e valores tangíveis, e não pelo que é afastando-o cada vez mais da sua identidade e dignidade de ser único criado à imagem e semelhança do criador. Igualmente, a cultura educacional, até meados do século XX, definia como inteligente a pessoa que tinha uma alta capacidade de resolver problemas de ordem técnica, relegando a segundo plano a capacidade de gerenciamento da emoção, o altruísmo, a capacidade de mediação e resolução de desafios com resiliência, interação e engajamento nas relações interpessoais. Foi aí que estudos do final na década de 90, apontaram que não bastava ser apenas inteligente no aspecto cognitivo sem levar em conta os aspectos que envolvem os sentimentos, sensações e emoções do ser humano, o que levou esse mesmo ser a busca pelo equilíbrio. Mas ainda parecia que a busca por esse equilíbrio não tinha finalizado na conquista de uma inteligência e maturidade emocional. Nesse contexto surgiram no ambiente acadêmico, o interesse e a compreensão de uma terceira inteligência, que vai de encontro a respostas para o sentido da existência humana, colocando ações e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor. Trata-se do QS, quociente de Inteligência Espiritual. O foco do QS é a alma. Danah Zohar, uma física e filósofa americana foi a primeira a defender essa bandeira na Academia, não obstante, já seja uma experiência e realidade de fé, na vida de centenas de pessoas desde tempos remotos e de forma rotineira. O QS é a inteligência que busca dar sentido à vida, traz propósito as ações realizadas e direciona às duas outras inteligências onde investir suas energias. Estudos de Leonardo Boff, Theilhard de Chardin foram essenciais para uma compreensão melhor acerca do assunto. O estudo trará um breve percurso da visão holística da espiritualidade, na integração entre si, o outro e o universo, e da visão cristã, como sendo a mola propulsora para uma vivência espiritual completa. A Espiritualidade é nuclear ao Cristianismo, uma vez que, por meio da presença do Espírito Santo, isto é, o próprio Espírito de Cristo, o homem é capacitado para o Bem e para toda Boa Obra, como a justiça social, a solidariedade, o exercício da cidadania e o amor.

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Biografía del autor/a

  • Luciana Carmona Garcia, Universidade de Franca (UNIFRAN)

    Professora permanente e atual coordenadora do Programa de PósGraduação em Linguística da Universidade de Franca/SP. Doutora pelo Programa de PósGraduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014). Realizou estágio doutoral em Toulouse (França) na Université de Toulouse II - Le Mirail como parte de seu projeto de doutoramento. Tem Mestrado (2010) em Linguística e Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Espanhola, pela mesma instituição (2001). É membro do grupo de pesquisas LABOR-Laboratório de Discurso Político (CNPq: 401122/2010-7) da UFSCar desde 2007, e líder do grupo GTEDI - Grupo de Estudos do Texto e do Discurso da UNIFRAN desde 2016. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Unifran e membro do Comitê de Integridade na Pesquisa da mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, semiologia história, discurso político, televisão, gênero, minorias, maternidade. Atua como docente nas áreas de Linguística Geral, Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso, Políticas Públicas e Educação Infantil, Educação Não-Formal. Atual Embaixadora do Movimento Parent in Science - Região Sudeste.

  • Aline Eloisa da Silva, Universidade de Franca (UNIFRAN)

    Mestranda em Linguística, na área de Análise de Discurso. Possui graduação em Letras- Habilitação em Português e Inglês pela FESP-UEMG - Faculdade de Ensino Superior de Passos- Universidade Estadual de Minas Gerais. Possui Graduação em Pedagogia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST. Possui especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de Franca, em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Barão de Mauá, em Psicopedagogia- Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís, em Orientação, supervisão e Inspeção Escolar, pela Faculdade de Educação São Luís. Atualmente compõe o quadro de professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, ministrando aulas de Língua Portuguesa, na Escola Estadual Clóvis Salgado, é coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação de São Sebastião do Paraiso, em efetivo exercício na Escola Municipal Hilda Borges Pedrosa

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Publicado

18-12-2021

Cómo citar

A espiritualidade no cristianismo: A essência do ser. (2021). Revista Teopráxis, 38(131), 124-135. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i131.59

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