A experiência da coleta para a Igreja de Jerusalém
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v35i124.84Palabras clave:
Paulo, Coleta, Pobres, JerusalémResumen
Estudo histórico-exegético-teológico sobre a experiência da “coleta dos santos” para a Igreja de Jerusalém. Este artigo tem como objetivo compreender a campanha que o Apóstolo dos Gentios liderou a favor da Igreja de Jerusalém, a partir dos textos paulinos e do relato dos Atos dos Apóstolos. Em primeiro lugar, apresenta-se o contexto histórico no qual se deu essa coleta, bem como o real objetivo e seu resultado. Interpretam-se as perícopes neotestamentárias que se referem a “coleta dos santos”. Utiliza-se a experiência da coleta de Jerusalém para uma fundamentação e reflexão teológica da Pastoral do Dízimo hoje. Por fim, formulam-se algumas considerações finais.
Descargas
Referencias
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
FABRIS, Rinaldo. Para ler Paulo. São Paulo: Loyola, 1996.
HAWTHORNE, Gerald F. (org.). Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo: Loyola, 2008.
MARÇAL, Jéssica. Papa: pobreza cristã não é ideologia, é centro do Evangelho. Disponível em: <https://noticias.cancaonova.com/mundo/papapobreza-crista-nao-e-ideologia-e-centro-do-evangelho/>. Acesso em: 20/out/2018.
SAMPLEY, J. Paul. Paulo no mundo Greco-romano. São Paulo: Paulus, 2008.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Anderson Costa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.