Reflexões sobre a Metodologia Catequética

um caminho de aproximação, escuta e presença

Autores/as

  • Maria Aparecida Barboza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) https://orcid.org/0000-0001-5025-7486
  • Paulo Cesar Gil Arquidiocese de São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.85

Palabras clave:

Metodologia, Catequese, Escuta, Pedagogia da presença

Resumen

 A metodologia catequética parte da pedagogia divina e tem por princípio a fidelidade à Palavra de Deus e à realidade da experiência humana. A transmissão da fé às novas gerações requer uma metodologia catequética processual. Os desafios do nosso tempo, exigem uma metodologia no horizonte da Pedagogia da Presença que propõe itinerários e processos como caminhos de aproximação, encontro com a Pessoa, com a Palavra de Deus e com a Comunidade. Uma metodologia que vai além do estabelecer metas e objetivos, mas que considere a realidade dos interlocutores, as ciências pedagógicas e a psicologia das idades e que favoreça um processo interativo de amadurecimento na fé, de experiência do encontro com Jesus Cristo, da pertença comunitária e do compromisso social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Barboza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

    Religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; Conselheira geral da Animação Missionária na Congregação; Mestra em Teologia Bíblia, especialista em pedagogia-catequética; doutoranda em Teologia na PUC-RS; membro do grupo de reflexão bíblico-catequética (GREBICAT) da CNBB e coordenadora da Iniciação a Vida Cristã na arquidiocese de Porto Alegre. Tem experiência nas áreas: Bíblia, Catequese e Teologia Pastoral.

  • Paulo Cesar Gil , Arquidiocese de São Paulo - SP

    Presbítero da Arquidiocese de São Paulo, formado em Teologia e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica. Assessor para a Animação Bíblico-Catequética na Arquidiocese de São Paulo. Professor convidado em escolas regionais, diocesanas e universidades.

Referencias

BENINCÁ, Elli; BALBINOT, Rodinei. Metodologia pastoral: mística do discípulo missionário. São Paulo: Paulinas, 2009.

BERGOGLIO, Jorge Mario. Papa Francisco. Aos catequistas: Saí, buscai, batei! São Paulo: Fons Sapientiae, 2020.

BÍBLIA SAGRADA Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2019.

CALANDRO, Eduardo. Pedagogia da presença: o saber estar, saber sentir, saber servir do catequista/Pe.Eduardo Calandro, Pe. Jordélio Siles Ledo, Pe. Rafael Gonçalves. 1.ed., São Paulo: Paulus, 2020.Coleção Pedagogia Catequética.

CNBB. Catequese renovada - Orientaç.es e conteúdo. Documentos da CNBB, n.26. São Paulo: Paulinas, 1983.

CNBB. Diretrizes Gerais da Aç.o Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2023. Documentos da CNBB, n.109. Brasília: Edições CNBB, 2019.

CNBB. Iniciaç.o à Vida Crist.: Itinerário para formar discípulos missionários. Documentos da CNBB, n.107. Brasília: Edições CNBB, 2015.

CELAM. Documento de Aparecida. Brasília: Edições CNBB; São Paulo: Paulus/Paulinas, 2007. COSTA, Antonio Gomes da. Pedagogia da Presença-da Solid.o ao Encontro. Editora: Modus Faciendi, 2ª ed., Belo Horizonte, 2001.

FRANCISCO. Exortaç.o Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.

GIL, Paulo Cesar. Metodologia catequética: caminhos para iluminar e comunicar a fé. Petrópolis: Editora Vozes, 2021.

Publicado

29-12-2022

Cómo citar

Reflexões sobre a Metodologia Catequética: um caminho de aproximação, escuta e presença. (2022). Revista Teopráxis, 39(133), 19-29. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.85

Artículos similares

21-30 de 114

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.