SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Desafios e perspectivas para a construção de novos Caminhos

Autores/as

  • Rodrigo Fadul Andrade .Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v36i127.94

Palabras clave:

Sínodo, Amazônia, Igreja, Escuta

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre Sínodo para a Amazônia, seus desafios e perspectivas. O Sínodo se insere num contexto no qual a Igreja tem dedicado atenção especial para as questões socioambientais, com orientações especificas que têm direcionado as ações de evangelização e os trabalhos pastorais na Amazônia e em outras regiões. O discurso católico de valorização e reconhecimento das causas socioambientais encontra raízes na história da própria Igreja que, ao longo dos anos, se mostrou próxima das causas sociais, pastorais e ambientais. O caminho sinodal, trilhado em conjunto com os povos amazônicos, permitiu que a Igreja escutasse diferentes vozes, sujeitos, realidades e contextos, em toda a Pan-Amazônia e em outras partes do mundo. Escutar foi o primeiro passo para a construção dos novos caminhos, que resultou em um robusto material que deverá ser estudado nos próximos anos. Após escutar, discernir e dialogar, a Igreja inicia uma nova etapa conhecida como “pós-Sínodo”. As orientações para a continuidade desta caminhada indicam que a Igreja buscará consolidar a sinodalidade em suas ações, revisando sua atuação, dialogando com os povos locais e cuidando da casa comum. Uma conversão ecológica integral, com enfoque em quatro dimensões: pastoral, cultural, ecológica e sinodal.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Fadul Andrade, .Universidade Federal do Amazonas

    Doutor em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas – PPGAS/UFAM. Especialista do Observatório de Evangelização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/Brasil.

Referencias

CELAM. Documento Conclusivo de la V Conferencia General Del Episcopado Latinoamericano y del Caribe. São Paulo: Paulinas, 2007.

COMISSÃO EPISCOPAL PARA A AMAZÔNIA / REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA – REPAM/BRASIL. Documento preparatório para o Sínodo Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Brasília: Edições CNBB, 2018.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Constituição apostólica Episcopalis Comunnio: sobre o Sínodo dos Bispos. Roma, 15 de setembro de 2018.

IBGE. Censo Demográfico 2010. https://censo2010.ibge.gov.br

INSTRUMENTUM LABORIS. Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Documentos da Igreja 55. Brasília: Edições CNBB, 2019.

JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia. Roma, 17 de abril de 2003.

SANTA SÉ. Documento Final do Sínodo dos Bispos Especial para a Amazônia. Bollettino Sala Stampa Della Santa Sede N. 0821. Roma, 26 de outubro de 2019.

Publicado

20-06-2022

Cómo citar

SÍNODO PARA A AMAZÔNIA: Desafios e perspectivas para a construção de novos Caminhos. (2022). Revista Teopráxis, 36(127), 77-92. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v36i127.94

Artículos similares

1-10 de 115

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.