A Campanha da Fraternidade 2022 e os desafios da Educação na Amazônia à luz do Sínodo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.104

Palavras-chave:

Campanha da Fraternidade, Educação, Sinodalidade, Ecologia Integral, Querida Amazônia, Sínodo Especial para a Amazônia

Resumo

Neste artigo trazemos para o debate o tema da Campanha da Fraternidade 2022 ‘Fraternidade e Educação’ em diálogo direto com algumas breves memórias do processo sinodal que conduziu a Igreja da Amazônia no processo preparatório ao Sínodo Especial para a Amazônia, intitulado ‘Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma Ecologia Integral’. É resultado dos diversos círculos de formação sobre a Campanha da Fraternidade realizados em diversas comunidades da periferia de Boa Vista, capital de Roraima durante o período da quaresma.  Recolhe fragmentos do Documento Final da Assembleia Sinodal e da Exortação Pós-Sinodal ‘Querida Amazônia’ na perspectiva da educação na Amazônia. Traz para o debate a temática da Ecologia integral que foi o tema transversal do Sínodo, passando, necessariamente pelo debate da Encíclica Laudato Si`. Por fim, apresenta a sinodalidade como caminho e caminhada da Igreja da Amazônia e uma orientação para toda Igreja descolonizar suas práticas e metodologias pastorais à luz da sinodalidade que representa importantes rupturas nos itinerários de toda Igreja num processo de aprendizado com os Povos Indígenas.   

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Biografia do Autor

  • Márcia Maria Oliveira, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia; Professora da Universidade Federal de Roraima; Assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM);

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

A Campanha da Fraternidade 2022 e os desafios da Educação na Amazônia à luz do Sínodo. (2022). Revista Teopráxis, 39(132), 56-67. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.104

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