Fraternidade e Educação

A campanha da Fraternidade numa abordagem freireana do método ver-julgar-agir

Autores

  • Rogério L. Zanini Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa) https://orcid.org/0000-0001-8771-3799
  • Humberto Maiztegui Gonçalves Bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Presidente do CONIC-RS

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.107

Palavras-chave:

Método, Educação, Paulo Freire, Transformação

Resumo

O presente texto, tomando por substrato o método Ver-Julgar-Agir, busca analisar como esta metodologia continua desafiando e contribuindo como chave para uma leitura crítica dos contextos, especialmente no desafio de suplantar o senso comum, e com isso, contribuir para a superação de leituras limitadas e alienantes. Partindo dos referenciais teórico-bibliográficos, elegemos aspectos do método Ver-Julgar-Agir julgando sua implicância, tendo em vista um processo educativo crítico e uma evangelização que tenha como alicerce a prática de Jesus. Como conclusão se afirma que o método Ver-Julgar-Agir, depois de ter passado por crises e aplausos no percurso da história da Igreja, ganha com o pontificado do Papa Francisco uma atualização na Tradição da Igreja.

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Biografia do Autor

  • Rogério L. Zanini, Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa)

    Padre da Diocese de Chapecó/SC. Doutor e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Especialista em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa) e em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Professor da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas de Passo Fundo.

  • Humberto Maiztegui Gonçalves, Bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Presidente do CONIC-RS

    Possui graduação no Instituto Superior de Educação Física de Uruguai (1986), graduação em Teologia - Seminário Teológico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (1990), mestrado em Teologia (2001) e doutorado em Área de Concentração Bíblia (AT) pelas Faculdades EST (2005). Atua como professor na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana em Exegese e Hermenêutica, Antigo e Novo Testamentos, Questões de Gênero, Interpretação Bíblica decolonial.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

Fraternidade e Educação: A campanha da Fraternidade numa abordagem freireana do método ver-julgar-agir. (2022). Revista Teopráxis, 39(133), 10-18. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.107

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