O digital e a vivência da fé
(re)descobertas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.15Palavras-chave:
Internet, Mídias digitais, Comunicação, Vivência da fé, LiturgiaResumo
A pandemia do coronavírus transformou a vida e a prática da Igreja de diversos modos. Diante da suspensão de missas e de outros encontros eclesiais em várias dioceses e paróquias do mundo inteiro, a comunidade cristã voltou seu olhar e suas energias para o ambiente digital. Por isso, é importante atentar e refletir sobre algumas questões comunicacionais que surgem diante deste “sinal dos tempos” da pandemia e que incidem sobre a relação entre a Igreja e o ambiente digital. Este artigo destaca quatro pontos específicos que apontam para (re)descobertas no modo de viver e celebrar a fé no ambiente digital: a concepção das mediações litúrgicas e tecnológicas; de comunicação e relação; de participação e presença; e de comunidade. Como conclusão, aponta-se que o maior desafio pastoral é superar a lógica da “substituição” pela lógica da “complexificação”, da complementariedade, da interligação, buscando promover uma complexa ecologia comunicacional pastoral e também litúrgica.
Palavras-chave: Internet. Mídias digitais. Comunicação.
Downloads
Referências
GRILLO, Andrea. “Spazio e tempo 3.0: affinità e incomprensioni fratradizione ecclesiale e multimedialità.” In: Rivista di Pastorale Liturgica, Brescia, n.338, jan./fev. 2020, p.19-23.
VALLI, Norberto. “Liturgia e tecnica: storia di amore e diffidenza.” In: Rivista di Pastorale Liturgica, Brescia, n. 338, jan./fev. 2020, p.14-18.
SBARDELOTTO, Moisés. E o Verbo se fez bit: a comunicação e a
experiência religiosas na internet. Aparecida: Santuário, 2012.
SBARDELOTTO, Moisés. E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente
digital. São Paulo: Paulinas, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.