José de Nazaré e o currículo evangelizador
aproximações pedagógico-pastorais
DOI:
https://doi.org/10.52451/7h49y562Palavras-chave:
José de Nazaré, Currículo evangelizador, Teologia da educação, ImigrantesResumo
O artigo apresenta uma contextualização sobre o testemunho de José de Nazaré, especificamente, de suas atitudes e afetos na relação com Jesus e Maria, à luz da Teologia da educação e dos estudos da Josefologia. Estabelece um diálogo entre essas marcas educativas josefinas e o currículo evangelizador, tecendo conexões com as proposições e compromissos do Pacto Educativo Global e do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Reimaginar Juntos nossos futuros: um novo contrato social para a educação (Unesco, 2022). Pautado nesses apontamentos, exemplifica possibilidades pedagógico-pastorais que as atitudes e afetos de José de Nazaré podem apoiar discussões sobre temas emergentes como o reconhecimento dos direitos, dignidade e inclusão equitativa da mulher, a responsabilidade da família na educação dos filhos, o cuidado da Casa comum, o acolhimento de imigrantes e refugiados e reimaginar abordagens pedagógicas que promovam a cooperação e a solidariedade.
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