Christus Vivit

Novidades na evangelização da juventude

Autores

  • Luis Duarte Vieira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Diego Isotton Diocese de Chapecó - SC

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.75

Palavras-chave:

Juventude, Evangelização, Christus Vivit

Resumo

A mudança de época tem colocado à Igreja vários desafios para a evangelização, exigindo da mesma um movimento de ruptura com a pastoral de manutenção para ser uma Igreja em Saída, com renovado ardor missionário e profético. Cresce a consciência de que é preciso encontrar caminhos para que a Boa-Nova seja comunicada às pessoas hoje e que a Civilização do Amor seja plenamente realidade. A Pastoral Juvenil também é chamada a inserir-se nesse processo de ser e construir uma Igreja em saída, pobre e para os pobres. E é nesse contexto que o Papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, publicada em 2019. O presente artigo, mediante pesquisa bibliográfica, teve como objetivo analisar as novidades que a Christus Vivit apresenta para a Evangelização da Juventude.  A análise das orientações pastorais contidas na Exortação permitiram identificar algumas novidades no campo da Evangelização da Juventude e, dentre elas, é possível citar o reconhecimento da juventude como realidade teológica, o ser pastoral juvenil popular e o ser uma pastoral sinodal.  Essas novidades dialogam com o universo educacional, quando analisa-se este em sua relação com as juventudes.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Duarte Vieira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo - UPF. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2020). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2016).

  • Diego Isotton, Diocese de Chapecó - SC

    Licenciado em Filosofia – Universidade Federal da Fronteira Sul e Bacharel em Teologia – Itepa Faculdades. Vigário Paroquial, Paróquia Santa Inês, Diocese de Chapecó - SC.

Referências

CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília, São Paulo: Edições CNBB, Paulinas, Paulus, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco: Christus Vivit – para os jovens e para Todo o povo de Deus. Trad. Décio José Walker. Brasília: Edições CNBB, 2019.

PAULO VI. Mensagem do Papa Paulo VI na conclusão do Concílio Vaticano II aos Jovens 1965. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/paulvi/pt/speeches/1965/documents/hf_p-vi_spe_19651208_epilogo-concilio-giovani.html>. Acesso em 02nov2020.

SÍNODO DOS BISPOS. Documento preparatório (com questionário anexo) com Carta do Papa Francisco aos Jovens. Trad. D. Hugo C. da S. Cavalcante. Brasília: Edições CNBB, 2017.

SÍNODO DOS BISPOS. Os jovens, a fé e o discernimento vocacional – Documento Final. Trad. João Victor Gonzaga. Brasília: Edições CNBB, 2019.

Downloads

Publicado

13-09-2022

Como Citar

Christus Vivit: Novidades na evangelização da juventude. (2022). Revista Teopráxis, 39(132), 81-88. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.75